Início Colunas Reforma Tributária. E daí? Tô no Threads! Por Sami Goldstein

Reforma Tributária. E daí? Tô no Threads! Por Sami Goldstein

E o dia chegou. Quem me acompanha, sabe que há pelo menos 2 anos venho alertando para este momento. Em pauta, no Brasil, a Reforma Tributária. Tema que merece total atenção por parte dos brasileiros. Como uma verdadeira sopa de letrinhas, regada com molho de jargões complicados e servida com cardápios que mais parecem aquelas letrinhas miúdas no final de contratos, a proposta que, no momento em que escrevo estas linhas, está em votação, vai impactar diretamente a vida de cada um de nós. Uns mais, outros menos, mas mesmo estes mais ou menos ainda são um tanto nebulosos. A reforma é necessária? Sem dúvida. O Brasil precisa empreender, reindustrializar-se, gerar mais renda e empregos. Mas igualmente ou ainda mais necessário é o amplo debate e principalmente a participação popular nas decisões. Confesso que, por mais que tenha me debruçado sobre o tema nestes anos, ainda não consegui formar uma opinião seja positiva ou negativa. Na realidade, como muitos, ainda não consegui de fato entender como funcionará. E aí reside o perigo. Sei que cidades muito dependentes de ICMS, como Paulínia, poderão ter um impacto avassalador. Na esteira da simplificação tributária, existem muitos caminhos sinuosos cujas consequências ainda serão sopesadas. Provavelmente por pessoas que não tomarão as decisões de hoje. Mas quantos brasileiros estão de fato acompanhando?

Enquanto isso, o país parou para a febre do momento. Uma nova rede social surgida como que num raio midiático, tomou conta de todos os holofotes. Threads é seu nome, sendo que muita gente não sabe se chama treds, freds, ou se tentar colocar a língua entre os dentes para pronunciar. Lembra muito uma rede de conveniência cujo nome também tem uma pronúncia que gerou muita discussão. Todos sem ao menos saber do que se tratava, correndo para baixar o aplicativo enquanto os noticiários não paravam de atualizar a contagem de novos adeptos. Um verdadeiro recorde. Tiro o chapéu para a estratégia da empresa. E pudemos presenciar tudo isso. E é isso que ainda está ocupando nossas mentes coletivas neste exato momento.

Reforma Tributária. E daí? Tô no Threads! O Brasil poderia ser um consumidor de dados mas vive a pequenez do desconhecimento dos fatos. Mudanças importantes estão acontecendo e nossos binóculos estão sempre mirando o alvo errado. Uma nova rede social é importante? Sem dúvida também. Quanto mais informação melhor. A inovação, como sempre digo, é inevitável. Até eu mesmo já estou lá (aproveite e já siga: samigoldsteinoficial). Tudo dependerá de como cada um usará esta ferramenta. Mas o ponto é que precisamos focar no que realmente importa neste momento. E mais uma vez, estamos perdendo a oportunidade. Se amanhã, os noticiários estamparem as manchetes “Reforma Tributária aprovada”, certamente você será cutucado por alguém perguntando: sabe me dizer o que é isso? Mais provavelmente ainda, não saberá o que responder. E assim vamos. Parabéns, Brasil!