A Secretaria de Saúde de Paulínia, em parceria com o Ministério de Saúde, vacinou 4.800 pessoas contra a Influenza. A campanha é nacional e o objetivo, em todo país, é vacinar 40,9 milhões de pessoas. A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos. A vacinação prossegue até o dia 9 de maio.
Além das crianças, integram este grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.
Em Paulínia, a vacinação é realizada nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Centro, Planalto, Parque da Represa, Monte Alegre, Cooperlotes, Jardim Amélia, Betel e São José, das 8h às 17h. A vacina é gratuita.
O secretário de Saúde de Paulínia, Renato Cardoso, relatou que é fundamental que todas as pessoas com indicação tomem a vacina. “Logo chega o inverno. Na saúde pública é fundamental a prevenção. Com um gesto simples, a pessoa vacinada evita possíveis complicações ocasionadas pela influenza no futuro”, explicou.
A Secretaria de Saúde também realizou a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal. Em duas semanas, aproximadamente 600 pessoas foram atendidas.