Início Destaques Seddema e Consórcio Mendes Júnior-MPE-Setal promovem plantio de árvores

Seddema e Consórcio Mendes Júnior-MPE-Setal promovem plantio de árvores

A Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Seddema) de Paulínia em parceria com o Consórcio Mendes Júnior/MPE/ Setal, iniciaram na quarta-feira ,12, o plantio de 7.500 mudas de árvores no entorno da Lagoa do Parque Brasil 500.
A iniciativa foi do Consórcio que realizou um inventário de suas emissões de carbono no período da passagem da empresa pelo município, e o resultado desse inventário, relatou que seriam necessárias 6.500 árvores para neutralizar essa emissão de carbono, que foi produzida num minucioso estudo partindo do: papel consumido, esgoto gerado, energia elétrica, veículos usados e muitos outros que de uma forma ou de outra geraram essa emissão.

Antes de iniciar o estudo, a empresa fez uma parceria com a Seddema, e definiu-se que essas árvores seriam plantadas em uma área de preservação permanente que precisava ser recomposta. Para preencher todo entorno da Lagoa serão necessárias 7.500 mudas, e a Secretaria espera concluir o plantio entre 60 e 90 dias.

A prefeitura cederá a área e as mudas, a empresa de transportes “W.A.”, prestadora de serviços do Consórcio, viabilizará os equipamentos e o Consórcio Mendes Júnior fornecerá a mão de obra. “Sabemos que emitimos gases poluentes na cidade e queremos minimizar esse passivo. Fizemos um estudo para vermos o quanto poluímos e quantas árvores deveriam ser plantadas. Todos da comunidade com certeza serão beneficiados com essa iniciativa”, disse o engenheiro de Meio Ambiente do Consórcio Mendes Júnior-MPE-Setal, Júlio César Alves.

“A intenção é plantar em toda a área 20 mil mudas, completando toda área verde, compondo mais um parque para o município, já que hoje outros dois estão em fase de finalização como: Parque da Amizade e Parque Natural do Cerrado, que com certeza resultam na qualidade de vida dos cidadãos e na melhoria do Meio Ambiente”, enfatiza o secretário da Seddema, Ricardo Ferro.

Na primeira semana de junho, quando é comemorada a Semana do Meio Ambiente – Dia 5 – , a Secretaria espera levar 1.200 alunos de 8 a 10 anos da Rede Municipal de Ensino de Paulínia que farão o plantio das mudas. “A intenção é envolver a comunidade por meio dessa ação, é uma diretriz da administração atual, visando ter uma participação mais efetiva da população nos projetos elaborados”, afirma o secretário da Seddema Ricardo Ferro.
A Secretaria enaltece a iniciativa da empresa, e espera que outras empresas sigam o exemplo, além disso, tornar a Lagoa do Parque Brasil 500, um local agradável propício para caminhadas e muito lazer, apagando aquela imagem negativa que ela possui, marcada por várias mortes no local.