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Servidores são capacitados nas áreas de Educação e captação de recusros

Paulínia_projeto “Convivência Ética na Escola” (1)A Administração de Paulínia comandada pelo prefeito José Pavan Junior (PSDB) nesta semana capacitou os servidores municipais em duas áreas. Primeiro os funcionários da Educação participaram de uma palestra, depois outros colaboradores receberam um curso ministrado por representes daCaixa Econômica Federal, sobre como captar recursos nas esferas públicas.

O objetivo do curso é proporcionar conhecimento teórico e prático na identificação dos recursos passíveis de transferência a municípios, como também na elaboração de projetos e na montagem de propostas de apoio financeiro.

A palestra abordou recursos para o setor público, fontes de recurso, capacitação e providências técnicas para contratação, onde Paulínia já tem dois projetos aprovados: academia ao ar livre e reforma do Mini-Pantanal. Ambos os projetos receberam verbas do Governo Federal por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Paulo Freire (PR) que atendeu à solicitação do vereador Danilo Barros (PR).

Segundo o diretor do Departamento Executivo da Secretaria de Finanças e Administração, Manoel Henrique Martins, existem inúmeras oportunidades no Orçamento da União para transferência de recursos federais a projetos de prefeituras, ONGs e instituições de ensino, que podem promover o desenvolvimento dos municípios e viabilizar a melhoria da qualidade de vida da população.

De acordo com os representantes da Caixa, boa parte dos municípios e entidades não tem acesso a esses recursos porque não sabem de sua existência ou desconhecem a possibilidade de apoio federal a seus projetos ou, ainda, porque não dispõem de equipes capacitadas para elaborar suas propostas.

A parceria da Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Administração, e Caixa Econômica, vai contemplar outros seis cursos, um a cada mês.

Palestra sobre Educação trata das boas práticas de comunicação

A Secretaria da Educação de Paulínia realizou na segunda-feira, 30, uma palestra para cerca de 220 profissionais da rede municipal de ensino e do programa Pró-Educação Básica – Proeb (Lei Municipal nº 3.242/2011) do município.

A ação é parte do projeto “Convivência Ética na Escola”, que tem como objetivo trabalhar estratégias para a melhoria das relações e do clima escolar.

A palestra foi realizada no Theatro Municipal Paulo Gracindo e integra uma sequência de ações voltadas para os profissionais da educação, em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

Foi abordado a importância da comunicação e estratégias para melhoria da convivência escolar e a construção de um ambiente escolar positivo entre a comunidade, envolvendo alunos, professores, pais e funcionários.

Para a palestrante Flávia Maria de Campos Vivaldi, doutoranda em psicologia educacional pela faculdade de educação da Unicamp, a comunicação construtiva é como “abrir caminhos e reduzir resistências”. De acordo com ela, a linguagem é uma ferramenta presente nos mais diversos tipos de relações interpessoais, e cabe ao educador conhecer maneiras construtivas de utilizá-la em sua prática.

“O tema contempla a reflexão sobre os diferentes perfis da comunicação, bem como a necessidade de uma comunicação eficaz, tanto no ambiente escolar quanto nas relações interpessoais existentes na vida, por meio da linguagem descritiva e construtiva”, afirmou.

A professora Flávia Maria de Campos Vivaldi destacou que muitas vezes os profissionais passam a maior parte do tempo dentro da escola e, por isso, noventa por cento do dia é trabalho verbal e corporal, e como trabalhamos a nossa comunicação e a nossa linguagem. “Ao ouvirem dos colegas os resultados positivos dos processos que criticavam, os comentários sem fundamento acabaram. Todos se envolveram no projeto e passaram a trabalhar coletivamente”, disse Flávia.

A secretária da Educação, Regina Helena de Campos Marciano, afirmou que ao longo do ano serão realizadas várias palestras e as escolas receberão o cronograma destas atividades, que contribuirão para a formação dos professores.