A Defesa Civil Municipal de Paulínia realizou, em conjunto com o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SIMPDEC), que envolve secretarias municipais, na tarde de quarta-feira, dia 8, o Simulado de Atendimento a Acidente com Vazamento de Álcool na região central, no Balão da Avenida José Paulino e Rua Geraldo Ballone, em frente ao Extra Hipermercado.
O atendimento envolveu um caminhão transportador de álcool etílico, uma motocicleta, um veículo escolar particular, que colidem lateralmente, próximo à válvula de escoamento da carga, danificando-a e ocasionando o vazamento do produto transportado. O acidente causou vítimas, sendo que algumas não conseguem sair dos veículos sozinhos.
O simulado contou com a participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Estado de São Paulo, Polícia Militar, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do Hospital Municipal de Paulínia (HMP), Secretarias de Transportes e Segurança Pública, com auxílio da Guarda Municipal e apoio do PAM (Plano de Auxílio Mútuo), que engloba as maiores empresas de Paulínia e da região.
Este tipo de treinamento é de grande importância, pois ajuda a população a se preparar e a enfrentar uma situação de desastre, contribuindo para criar uma cultura de prevenção e aumentar o nível de percepção de risco da comunidade. Além de possibilitar a verificação da aplicação dos Planos de Contingência e integrar os diversos órgãos de proteção, proporcionando um trabalho de forma sincronizada em torno do objetivo principal, que é o de dar mais segurança à população.
Lei proíbe tráfego de veículos de transporte de cargas dentro da cidade
A Secretaria de Defesa Civil informa que não acontece nenhum acidente deste porte do cenário que foi simulado, pois existe uma Lei Municipal nº 1.293/90, que proíbe o tráfego de veículos de transporte de cargas ou produtos perigosos nas principais avenidas, rodovias e ruas da cidade, restringindo assim o acesso aos bairros.
Porém, acidentes desse porte ou de grande impacto já aconteceram nas imediações da cidade, com atendimentos das equipes que participaram do simulado.
A Defesa Civil de Paulínia faz parte do PAM (Plano de Auxílio Mútuo), um grupo formado por 23 empresas que, ao serem acionadas pelo Corpo de Bombeiros, juntam seus recursos para atender uma determinada emergência.
Treinamento como esse ocorre por meio de agendamentos das empresas participantes em reuniões do PAM, podendo acontecer dentro ou fora da empresa, geralmente a cada dois meses. Com esses treinamentos procuramos chegar sempre o mais próximo da realidade. O resultado é sempre positivo e satisfatório, pois treinamos para não cometer e corrigir erros.