Início Paulínia Tiguila pede parceria com ONG para palestra de orientação sexual nas escolas

Tiguila pede parceria com ONG para palestra de orientação sexual nas escolas

Vereador pede parceria com a ONG Centro de Educação e Assessoria Popular (CEDAP) para a implantação do Projeto “Falando Pra Galera”
Vereador pede parceria com a ONG Centro de Educação e Assessoria Popular (CEDAP) para a implantação do Projeto “Falando Pra Galera”

O vereador Tiguila Paes (PRTB) apresentou uma indicação na 9ª sessão ordinária, do dia 20 de maio, em pede orientação sexual aos alunos das escolas publicas do município. Ele propõe ao Executivo uma parceria com a ONG Centro de Educação e Assessoria Popular (CEDAP) que desenvolve o projeto “Falando Pra Galera”, que atua na formação e assessoria a profissionais da saúde, educação e assistência social para atuarem com adolescentes, a fim de reduzir as vulnerabilidades sociais próprias dessa fase da vida.

Para o edil, educação sexual busca ensinar e esclarecer questões relacionadas ao sexo, livre de preconceito e tabus. O tema é de extrema importância, pois esclarece dúvidas sobre preservativos, DSTs, organismo masculino e feminino, anticoncepcionais e gravidez.
“O objetivo principal é preparar os adolescentes para a vida sexual de forma segura, chamando-os à responsabilidade de cuidar de seu próprio corpo para que não ocorram situações futuras indesejadas, como a contração de uma doença ou uma gravidez precoce e para que haja um trabalho eficaz é de fundamental importância que se tenha profissionais capacitados para o desenvolvimento das ações assertivas de educação sexual”, explica o vereador.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas o projeto “Falando Pra Galera” já foi apontado como um dos motivos de redução de 31% nos casos de gravidez na adolescência em meninas de até 14 anos e 33,3% em meninas de 15 a 19 anos na região sudoeste de Campinas, nos anos de 2001-2003.