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Educação básica de Cosmópolis é a 3ª melhor da RMC

Desempenho das escolas públicas superou as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

A cidade de Cosmópolis registrou um dos maiores avanços no ensino público de Educação Básica entre as 20 cidades que compõe a Região Metropolitana de Campinas (RMC).
No Ensino Fundamental I, composto pelas turmas do 1° ao 5° ano, o município subiu sua nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 6,2 em 2015 para 6,8 em 2017. Já no Fundamental II, formado pelo 6° ao 9° ano, Cosmópolis subiu sua nota de 5,3 em 2015 para 5,8 em 2017.
Apesar de o maior avanço ter ocorrido no Fundamental I, a nota do Fundamental II classificou Cosmópolis como a terceira melhor cidade da região. A classificação foi divulgada na segunda-feira, dia 3, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação.
De acordo com a secretária de Educação do município, Vera Borelli, as boas notas obtidas pelas escolas públicas do município são resultados da implantação de práticas objetivas iniciadas logo no início de 2017.
“Quando assumimos, Cosmópolis não tinha um Plano Municipal de Educação devidamente atualizado, conforme as exigências do Ministério da Educação. O prazo para elaboração estava esgotado e foi preciso articular, em tempo recorde, sua revisão e apreciação na Câmara Municipal para garantir a implantação”, explica.
À época, a vereadora Cristiane Paes (PT), que também é pedagoga, encabeçou pessoalmente a tramitação do Projeto de Lei do Executivo na Câmara Municipal. “O Plano Municipal de Educação de Cosmópolis estava atrasado, deveria ter sido colocado em prática desde 2015 e até havia sido enviado à Câmara em 2016, mas, por motivos que desconheço, não foi sequer colocado em pauta. A cidade estava, inclusive, bloqueada em alguns sistemas do MEC e correndo risco de perder verbas de investimentos. Mas, em fevereiro de 2017, uma comissão de profissionais da Educação revisou e adequou todo o projeto e em março, conseguimos trazê-lo para apreciação dos vereadores, que foram unânimes em sua aprovação”, conta.
De acordo com a secretária Vera Borelli, após ter o Projeto de Lei aprovado e regulamentado, Cosmópolis tem colocado em prática a maior parte das ações previstas no Plano Municipal de Educação. “Investimos em capacitação dos docentes, reforço no contraturno e estratégias diversificadas para melhor aprendizagem, incluindo manutenção constante dos prédios, implantação de sistemas mais eficientes de gestão interna e melhora na qualidade com redução de custos na merenda escola”, disse.
Segundo a secretária, o Ideb é dos parâmetros mais importantes para nortear as ações de melhora nos índices educacionais e também na atualização constante do próprio Plano Municipal de Educação. “A melhora da qualidade na rede é uma proposta permanente da Secretaria Municipal de Educação, tanto para o Fundamental I quanto para o Fundamental II. Estamos orgulhosos das nossas escolas, profissionais da Educação e também dos nossos alunos”, arremata.

:: NO RANKING
À frente de Cosmópolis no Fundamental II estão apenas as cidades de Jaguariúna e Itatiba. No geral do Fundamental I, a cidade ocupa o 10° lugar entre as 20 da RMC, passando à frente de Americana por possuir melhor nota na outra categoria. As escolas públicas de Paulínia ficaram com o 12° lugar tanto no Fundamental I quanto no Fundamental II.

:: A AVALIAÇÃO
A avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação, varia de zero a 10 pontos, sendo que as metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino. O objetivo em comum em nível nacional é alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

::O IDEB
O Ideb foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao MEC. O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o País, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022, o que corresponde à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

DESEMPENHO DAS 20 CIDADES DA RMC

Município Fundamental I

1° Jaguariúna 7,4
2° Indaiatuba 7,4
3° Holambra 7,3
4° Vinhedo 7,2
5° Pedreira 7,2
6° Itatiba 7,0
7° Santa Bárbara D’Oeste 7,0
8° Nova Odessa 6,9
9° Hortolândia 6,9
10° Cosmópolis 6,8
11° Americana 6,8
12° Paulínia 6,6
13° Artur Nogueira 6,5
14° Valinhos 6,5
15° Monte Mor 6,4
16° Campinas 6,4
17° Morungaba 6,2
18° Sumaré 6,2
19° Engenheiro Coelho 5,9
20° Santo Antonio de Posse 5,7

Município Fundamental II

1° Jaguariúna 6,4
2° Itatiba 5,9
3° Cosmópolis 5,8
4° Valinhos 5,5
5° Indaiatuba 5,3
6° Vinhedo 5,3
7° Santa Bárbara D’Oeste 5,3
8° Nova Odessa 5,3
9° Americana 5,3
10° Morungaba 5,2
11° Pedreira 5,1
12° Paulínia 5,1
13° Monte Mor 5,1
14° Holambra 5,0
15° Hortolândia 4,9
16° Sumaré 4,9
17° Artur Nogueira 4,8
18° Campinas 4,8
19° Engenheiro Coelho 4,7
20° Santo Antonio de Posse 4,6

Observação: O critério de classificação geral para as cidades com pontuações iguais considera a maior nota do município na outra categoria.