A história de Paulínia começou com a doação de sesmarias pelo governo português na região dos rios Atibaia e Jaguari. Uma dessas sesmarias, a Morro Azul, foi doada em 1807 e deu origem às fazendas São Bento e do Funil, tendo essas últimas uma grande ligação com o surgimento da cidade.
Ao longo dos anos, Paulínia cresceu rapidamente e se tornou um importante centro industrial, comercial e turístico. Hoje, é uma cidade moderna e vibrante, com diversas oportunidades de lazer e trabalho para seus cidadãos, mas até chegar aos seus 59 anos vivenciou uma grande variedade de momentos históricos impressionantes. Um deles foi quando a cidade foi fundada em 1º de janeiro de 1962, quando foi constituída a Fazenda Paulínia, que mais tarde se tornou a cidade de Paulínia. Outro momento histórico foi quando a cidade foi reconhecida como município em 1967, abrindo as portas para desenvolvimento econômico e social. E finalmente, em 1992, a cidade recebeu o título de Estância Turística, o que permitiu que muitos turistas visitassem a cidade para desfrutar de sua cultura, belezas naturais e outras atrações. Estes são alguns dos momentos históricos mais importantes da cidade de Paulínia.
Paulínia vem do nome de José Paulino Nogueira, um fazendeiro de Campinas que foi um dos proprietários da Fazenda do Funil, localizada entre Paulínia e Cosmópolis. A vila que deu origem à cidade de Paulínia foi chamada Vila José Paulino até 1944, quando uma lei federal proibiu as localidades de terem nomes de pessoas vivas. Devido a este fato, a vila foi elevada a um distrito com o nome de “Paulínia” e com grande orgulho, celebramos os 59 anos de aniversário da cidade de Paulínia!
Nesses 59 anos, Paulínia tem testemunhado profundas mudanças, desde a construção de diversos parques e praças até a abertura de novos espaços culturais, como bibliotecas, teatros e museus. Estas transformações contribuíram para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e também para o desenvolvimento econômico da região.
Ao longo dos anos, Paulínia tem recebido o apoio de seus habitantes, que acreditam na cidade e na sua capacidade de crescer e se desenvolver. É assim que Paulínia ganha força para se tornar cada vez mais próspera e inclusiva, oferecendo aos seus moradores uma vida melhor.
A data de aniversário da cidade é uma ocasião para celebrar os êxitos alcançados e refletir sobre os desafios que ainda precisam ser enfrentados. Que possamos juntos, cidadãos e autoridades, construir um futuro melhor para Paulínia!
Parabéns Paulínia pelos seus 59 anos com carinho do primeiro Centro Universitário da cidade, UNIFACP.
Por: Kevin Vigoca, marketing do Centro Universitário de Paulínia (UNIFACP)