Quatro Rodas com DG
Não é possível falar sobre o funcionamento de um carro sem citar o freio que, ao contrário do que muita gente pensa, é um sistema complexo e com diferentes partes.
Primeiramente, é fundamental entender que os freios funcionam em sintonia e têm o objetivo de desacelerar ou parar completamente o veículo. Geralmente, eles são acionados de duas formas: através de pedal ou de alavanca, aquela que costumamos chamar de “freio de mão”. Quase sempre, é assim! Entretanto, muitos modelos contam também com o acionamento automático.
O chamado carro leve, ou seja, o utilitário nosso de cada dia, opera com freios a disco ou a tambor, ambos hidráulicos. Já ônibus, caminhões ou carretas – os pesadões – contam com sistema de freios a ar, conhecidos popularmente como pneumáticos. Esses são, ou pelo menos eram, os sistemas mais comuns de freios disponibilizados pelas montadoras.
Porém, como todo mercado, o automobilístico também desenvolve novas tecnologias que geram carros modernos, eficientes, competitivos e, sobretudo, mais seguros para os seus consumidores. Um exemplo concreto disso é o FREIO ABS (freios antitravamento, em inglês), considerado uma das principais inovações tecnológicas criadas pelo setor.
Chegado ao Brasil em 1991 e obrigatório em todos os automóveis fabricados no país a partir de 2014, o sistema de freio ABS revolucionou o mercado mundial, quando se fala em prevenção de acidentes e mais segurança para o condutor, que ganhou maior controle sobre o veículo em situações inesperadas.
A tecnologia ABS utiliza sensores que monitoram a trajetória e velocidade dos pneus, o que impede o travamento das rodas em casos de frenagens mais bruscas, aliviando e ajustando os impactos provocados por elas. Com isso, o sistema reduz em até 30% a distância de parada em situações de emergência. Se engana quem pensa que 30% parece pouco, muito pelo contrário. É uma diferença que pode evitar acidentes e salvar vidas, em frações de segundo.
Diego Gomes (DG) é mecânico de formação e proprietário da MD Mecânica Automotiva.
Instagram: @diego.gomes.dg.10 – Facebook: Diego Gomes