Início Colunas Coluna Esportes: O CANCELAMENTO DA BOLA DE OURO

Coluna Esportes: O CANCELAMENTO DA BOLA DE OURO

Eai galera, aqui é o Jonathan Franco, e esta é nossa coluna semanal sobre futebol.
A revista francesa, France Football, anunciou que não fará a já tradicional premiação da bola de Ouro nesse ano de 2020, de fato tivemos uma temporada atípica, e a decisão não é absurda.
As coisas não foram normais, campeonatos inacabados, outros parados por meses, até A liga dos campeões teve que ser adaptada para que tivesse uma conclusão dentro de campo.
De uma maneira ou de outra, a maioria dos campeonatos pelo mundo tiveram ou estão tento uma definição, o Real Madrid é campeão espanhol, o Bayern de Munique é campeão alemão, e assim por diante, apesar de compreender esse cancelamento da premiação, se olharmos pelo lado humano mesmo, é óbvio que o futebol ficou em segundo plano, não foi e nem será prioridade em 2020.
Por outro lado, a impressão que da com o cancelamento é de uma temporada que termina com um asterisco, e esportivamente falando não deveria ser.
Não há dúvidas que foi um ano atípico, e difícil para todos nós, porém se ouve bola rolando, mesmo que com todos os problemas e cuidados, acredito ser possível analisar e premiar, no contexto em que estamos.
Como já citei acima, os times campeões estão na história, terão o valor de sempre, mesmo em um ano atípico, claramente não há clima e nem deve ser feito toda a cerimônia ao qual estamos acostumados, mas há sim o que avaliar, tivemos performance e ótimos números de alguns concorrentes, e talvez veríamos uma novidade no vencedor, que não fosse Cristiano Ronaldo ou Messi.
Uma outra reflexão a ser feita, são muitas vezes os critérios, é bom lembrar que a bola de ouro é uma premiação dada ao melhor jogador daquela temporada, ou seja, individualmente, na grande maioria das vezes o ponto de partida são as conquistas coletivas, um pouco conflitante com a proposta inicial.
Se houve futebol, mesmo com outros parâmetros, tivemos um universo para análises, opiniões e premiações. Toda e qualquer memória sobre o ano de 2020, será natural e indissociável, o grande asterisco foi para esse ano, e não para o futebol.
É isso galera, espero que tenham gostado e me acompanhem nas minhas redes sociais.
Instagram: @jholfranco
YouTube: Jonathan Franco futebol