Início Colunas GameTerapia: O “Terror” de Guillermo Del Toro e Hideo Kojima

GameTerapia: O “Terror” de Guillermo Del Toro e Hideo Kojima

...
Theago Liddell apresentando Vlog no Youtube

Em uma recente entrevista a um site especializado no ramo de games, Del Toro dispara a triste nota: “nunca mais irei trabalhar com games”! Como assim? Porque? Eu sou fã incondicional da série Silent Hill, desde a aterrorizante busca por Cherryl em Silent Hill de Play Station One, e sem nenhum aviso, há alguns meses, uma versão de demonstração de um Jogo chamado P.T. (Playable Teaser) chegou até mim pela PSN (Play Station Network), e como um assumido curioso crônico, fui logo baixando e dando start num dos jogos mais assustadores que tive a chance de jogar. Assustador o suficiente para me fazer pensar mil vezes se eu teria coragem de comprar o jogo completo quando lançasse.

Eis que, de repente, novamente, começam a rolar boatos de que a Konami estaria numa briga séria com Hideo Kojima, um dos mitos dos bastidores dos games, criador da espetacular série Metal Gear e famoso mundialmente por sua criatividade e narrativas cinematográficas nos seus jogos, e, no meio deste tumulto de fofocas, vem o tiro fatal: a Sony anuncia, via email, para todos os usuários da sua rede de jogos, que P.T. não estaria mais disponível para download. Depois disso, uma série de entrevistas e notas na mídia traziam para o mundo real este pesadelo gamer.

E, no meio desse emaranhado de péssimas notícias, quem sai fora dos projetos da Konami junto com nosso amado Kojima? Guillermo Del Toro, para mim, o famoso diretor dos longas O Labirinto do Fauno, Pacific Rim e Hellboy! Pois é, curto monstros no cinema, sim, senhor!

No fim da bagunça, Konami retira Kojima de Silent Hills e Metal Gear V, além de descartar completamente a parceria com Del Toro, que disparou numa entrevista recente: “Se eu me juntar em mais um jogo de vídeo game, a III Guerra Mundial será iniciada”. Agora não sei para o que torço… se aguentaria viver sem aquela continuação maravilhosa da antologia de Silent Hill ou se vou me esconder num abrigo nuclear com bastante salgadinho e refrigerante com um PlayStation 4 para platinar esse jogo, que, sem dúvida alguma, seria um marco na história dos games!

A seguir, um trecho da entrevista de Del Toro para a IGN: “Eu estava em um aprendizado. Eu aprendi muito com Kojima-san, é claro. Ele mudou a forma como eu vejo a narrativa. E aprendi também na THQ. Nós colocamos dois anos de trabalho nela. Nós fizemos um monte de coisas. Sei que alguns dos truques, ou as coisas que eu queria aprender, eu aprendi. Então eu fui para o lado de Kojima-san, porque ele é um mestre, e eu posso dizer com alegria que somos amigos e eu amo seu trabalho e vou continuar aprendendo com ele como um amigo. Mas eu não vou continuar na indústria de games … se eu me juntar em mais um jogo de vídeo game, a III Guerra Mundial será iniciada”.

Silent Hills parece ser um sonho despedaçado que jamais se realizará (Literalmente… se é que vocês me entendem!), e Metal Gear V: Phanton Pain teve até a arte de sua embalagem desfigurada, extirpando o nome Kojima que estaria logo abaixo do título… Deixando às lágrimas de lado, analisando os últimos movimentos dos nossos amigos, alimento uma fagulha de esperança no fundo do meu coração gamer, de que após esta tempestade, uma manhã revigorante chegará! E, trará algo que me fará mais feliz que ver Final Fantasy VII Remake sendo anunciado na última E3.

Bom, é isso aí, pessoal!

Até a próxima semana e vejo você no Youtube 😉

* Theago Liddell é Desenvolvedor de Jogos eletrônicos e Mobile Apps, possui uma coleção de mais de 64 consoles, Grava vlogs e Gameplays para o Youtube além de Jogar video-game nas horas vagas 🙂 – www.youtube.com/theagoliddell

Confira o Meu Vlog semanal, GamePlays e Inscreva-se no canal: