Início Colunas Colunas esportes – Sendo Franco

Colunas esportes – Sendo Franco

Começou a liga das nações, mas afinal o que é essa competição?

Eai galera, aqui é o Jonathan Franco, e esta é nossa coluna semanal sobre futebol.
Nessa semana, mais precisamente quinta feira (3), começou a Nations League, ou se preferir a Liga das nações, a competição desse ano será apenas a segunda da história do torneio, que teve início em 2018, e teve como campeão a seleção portuguesa, que venceu os Franceses, na própria França, histórico. Mas se você ainda não conhece a competição, vamos lá.
O QUE É?
A UEFA Nations League é um campeonato bienal de seleções europeias, que teve início em setembro de 2018, pouco depois da copa do mundo da Rússia, a competição de 2020, teve início em 3 de setembro e se encerrará em outubro de 2021.
QUEM PARTICIPA?
Todas as 55 seleções filiadas à Uefa, as seleções são divididas em 4 diferentes divisões (A,B,C e D), Diferente da primeira edição que usou como base para a definição das divisões o ranking da UEFA, nessa edição foi usado o desempenho de cada seleção na liga das Nações 2018/19.
POR QUE FOI CRIADO O TORNEIO?
O campeonato vai substituir quase que por inteiro as datas Fifa destinadas a amistosos na Europa, elevando o nível de competitividade das seleções nestas datas e aumentando o interesse do torcedor (mesmo que nesse momento não teremos público), jogadores e pela própria imprensa pelas partidas.
QUAL A FÓRMULA DE DISPUTA DA COMPETIÇÃO?
As 55 seleções da Uefa foram divididas em quatro ligas, A, B e C com 16 equipes cada, divididas em quatro grupos de quatro equipes. A liga D contará com 7 times divididos em dois grupos, sendo um com quatro e o outro com três equipes.
Na divisão principal, liga A, as equipes competem pelo título da competição. Os quatro vencedores dos grupos da liga A se classificam para as finais, que são disputadas em formato eliminatório, semifinais, disputa de terceiro lugar e final. Os semifinalistas serão determinados por sorteio. O país anfitrião escolhido entre as quatro equipes qualificadas pelo comitê executivo da UEFA, sendo os vencedores da final coroado campeão da liga das Nações.
As equipes também competem por promoção e rebaixamento para liga superior ou inferior. Nas ligas B, C e D, os vencedores dos grupos são promovidos, enquanto as últimas equipes de cada grupo nas ligas A e B são rebaixadas.

É isso galera, espero que tenham gostado e me acompanhem nas minhas redes sociais.
Instagram: @jholfranco / YouTube: Jonathan Franco futebol