
As atividades acontecem em todas as EMEBs do município
Em todas as unidades escolares da rede municipal de ensino aconteceram, na última semana, várias atividades do Projeto Gota D’água, uma parceria entre a Secretaria de Educação de Cosmópolis e a Agência das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).
O prefeito José Pivatto esteve na EMEB Fernando Bertazzo para conferir algumas dessas atividades, desenvolvidas pelos professores (as) e alunos(as). Uma delas, o projeto da construção do filtro, foi ideia das professoras Geisa Soledade e Márcia Oliveira, dos 4°s anos.
As professoras se empenharam primeiramente em sala de aula, com estudo e toda parte teórica da construção do filtro natural de água e, dessa forma, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a eficácia do filtro, provando que a teoria aliada à prática garante mais aprendizagem.
Outro projeto, desenvolvido pelo professor José Arnaldo Dias Argôl, está inserido nos jogos cooperativos. Uma gincana sobre saneamento básico, a partir do qual os alunos tivessem a oportunidade de aprender, de forma divertida, um pouco mais sobre o assunto. A gincana foi planejada para acontecer durante toda semana, com todas as classes da Escola Professor Fernando José Bertazzo.
Ainda nesse seguimento de jogos, a escola desenvolveu o jogo do saneamento básico gigante. A ideia foi da professora Márcia Oliveira, que trabalhou em sala de aula o jogo de um dos livros didáticos usados em sala de aula. A ideia de torná-lo gigante e desenhado no piso da escola garantiu um efetivo aprendizado para todos os alunos sobre o tema.
O Projeto Gota d’Água foi reformulado em 2015, visando aumentar a abrangência das atividades do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, permitindo assim que os projetos desenvolvidos pelo público não formal (com atuação fora do ambiente escolar) pudessem ser reconhecidos e incentivados.
Cosmópolis participa desse projeto, antes denominado Semana da Água, desde sua primeira edição, em 1994, tendo o desafio de organizar e estimular a prática ambiental a cada ano, sempre com o intuito de proporcionar aos alunos e comunidade em geral uma grande diversidade de experiências, visando a ampliação e a consciência sobre as questões relativas à água e meio ambiente. Dessa forma, todos podem assumir atitudes e valores referentes à proteção e conservação do meio, com destaque para os recursos hídricos e a biodiversidade.