Início Colunas Fuja de dietas milagrosas!

Fuja de dietas milagrosas!

Estamos numa época onde as promessas de perda de peso bombam na internet e entre amigos. Perca 10 kg em 7 dias ou 15 kg em 15 dias… Clinicas famosas prometendo milagres, usando a mesma dieta para todos os pacientes sem levar em conta sua idade, gênero, questão financeira e até mesmo gosto, é isso e pronto. Não seja enganado!
Afinal, qual dieta emagrece? Já ouvi isso inúmeras vezes, e a resposta são simples: todas as dietas que tenham aderência, ou seja, aquelas que você consiga manter. A palavra “dieta” já gera no nosso organismo uma resposta de repulsa: não vou conseguir.
As mais conhecidas são: cetogênica, jejum intermitente, low carb, keto plant e fodmap. Confesso que, ao pesquisar sobre dietas para elaborar essa coluna, apareceram 13.400.000 resultados! É assustador…
Existe uma diferença entre emagrecer e perder peso. O emagrecimento é caracterizado pela perda de gordura corporal, já a perda de peso que temos depois de dietas restritivas nada mais é do que a perda de líquidos.
A gordura corporal se forma num processo de acúmulo de calorias durante um longo período de tempo. O processo funciona mais ou menos assim: a cada 7.700 calorias ingeridas e não gastas pelo organismo, você estará aumentando seu peso em 1 kg, e esse processo inverso funciona para perda de gordura. Para perda de peso, por exemplo, uma pessoa que consome 2.000 kcal diárias, terá que reduzir para 1.500 kcal diárias para perder de forma saudável e realista 2 kg por mês.
Lembrando que, geralmente, toda a restrição irá gerar uma compulsão. Fuja de dietas restritivas!
Dra.: Andréa Luft – Nutricionista – Crn3 51901/Biomédica estética – Crbm1 42054
(19) 974085843 – email: [email protected]
@andrealuftnutribio