Início Policial Guarda Civil de Paulínia já atendeu 11 ocorrências geradas pelo aplicativo “Botão...

Guarda Civil de Paulínia já atendeu 11 ocorrências geradas pelo aplicativo “Botão do Pânico”

A ferramenta se destina a vítimas de violência doméstica

Desde o mês de março, 22 pessoas se cadastraram para usar o aplicativo (App). Dessas, onze ocorrências foram geradas pela ferramenta. Em julho houve prisão em flagrante de um agressor, depois que a vítima acionou a corporação, que chegou em poucos minutos ao socorro. As autoridades explicam que o crescimento da adesão ao sistema se deve à divulgação da tecnologia, que ainda está no início.
A Guarda Civil de Paulínia (GC) implementou a tecnologia para que as vítimas de violência doméstica possam acionar a polícia rapidamente em caso de emergência e diminuir o tempo de atendimento numa ocorrência. Por meio dela, a vítima chama a viatura mais próxima e os guardas têm acesso à localização, via GPS, ao cadastro dos envolvidos e já sabem que tipo de ocorrência vão enfrentar.
O “Botão do Pânico” começou a funcionar em março, depois da iniciativa do guarda Diogo Antônio Ferreira, graduado em Tecnologia da Informação e pós-graduado em Engenharia de Banco de Dados, que teve a ideia para ajudar as vítimas. “Como já tinha noção do mecanismo, decidi criar o botão. Vemos as pessoas fragilizadas, poucas dão continuidade com a representação na Justiça contra o agressor e, em alguns casos, a demora para chamar a polícia, numa emergência, pode ser fatal”, justifica.
O App, disponível para aparelhos com sistema Android, é liberado para quem já sofreu algum tipo de violência doméstica e registrou boletim de ocorrência na delegacia da cidade. “Assim que a pessoa nos procura com a queixa, nós orientamos todo o processo e oferecemos o serviço do aplicativo. Caso a vítima tenha interesse, é gerada uma chave de acesso para o uso. Ela faz o cadastro e assim, fica tudo no sistema. Numa emergência, a vítima só aperta o botão e, em minutos, os guardas podem chegar ao local, sem precisar dar informações, como seria numa ligação ao 190 convencional”, explica o secretário de Segurança de Paulínia, Romeu Aparecido Joanini.
A Delegacia de Polícia Civil de Paulínia registra um caso de violência por dia, em média. Até o dia 30 de agosto, foram registados 290 casos deste tipo. No ano passado inteiro foram contabilizadas 429 ocorrências.

Artigo anteriorCME promove seminário na Câmara Municipal
Próximo artigoHomem morre por atropelamento na Zeferino Vaz, no sentido Campinas