Início Colunas Papo de cozinheiro por Daniel Silva

Papo de cozinheiro por Daniel Silva

Fala meu povo! Tudo bem com vocês?
Sou Daniel Silva, apaixonado por gastronomia, fui participante do MasterChef 2022, e um entusiasta de tudo que envolve esse ambiente maravilhoso que é a cozinha.

Vamos começar aqui esse bate papo gostoso sobre curiosidades, dicas, informações, receitas, e mais uma infinidade de assuntos que integram a vida de um bom cozinheiro e também o dia a dia de quem ama e é apaixonado por cozinhar, comer e festar!

Então a partir desta edição, toda semana venho fazer essa prosa gostosa com cada um de vocês.
E hoje vamos falar de vinho?
Essa semana as temperaturas caíram muito e é um momento adequado pra se abrir uma boa garrafa de vinho. E pra isso não precisa de muita frescura, não, todos têm certo receio quando se fala de vinho, mas aprendi uma máxima: vinho bom é aquele que sinto prazer em toma. Então esqueça todas aquelas caricaturas que se sobrepõe ao simples ato de tomar um bom vinho.
Quero falar sobre uma das classificações do vinho, que são os RESERVADOS, RESERVA, GRAN RESERVA. Todo vinho possui inúmeras classificações, que ajudam a identificar melhor o produto e seu destino de uso e as harmonizações.
Os vinhos que são RESERVADOS, são vinhos jovens, que não permite envelhecimento, esses vinhos deverão ser consumidos no máximo em 2 anos, depois deste período o vinho perde um pouco de suas propriedades como frescor e aromas. São vinhos mais simples, sem muita complexidade, de sabor fácil de tomar e não passam por envelhecimento em Madeira. Por isso geralmente são de valores mais acessíveis.
Os RESERVAS, em sua grande maioria, já passaram por algum processo em madeira, não tem uma quantidade de tempo obrigatória, mas em geral ficam por 6 meses, e isso gera notas diferentes e aromas mais complexos para esses vinhos, e alguns podendo ficar em guarda de até 6 anos. São vinhos de valores medianos aqui no Brasil, em média uma garrafa deve custar entre R$ 60,00 até 150,00 reais. É um preço justo para um vinho classificado como RESERVA.
Agora os GRAN RESERVA, vale a pena um dia se dar esse prazer de tomar uma garrafa com essa classificação, geralmente são as melhores colheitas e as melhores seleção das vinícolas, são vinhos que passam um bom tempo envelhecendo nos barris de madeira, e aceita uma guarda por um período mais longo. São vinhos bem complexos, e geralmente ajuda na degustação o uso do decanter para gerar mais oxigenação no vinho, liberando assim todos aromas e sabores contidos em uma excelente garrafa de um GRAN RESERVA!
É isso gente. De esse prazer de tomar um bom vinho, celebrar a vida, os bons momentos com quem você ama, as vezes com você mesmo! Excelente semana a todos vocês, até a próxima!