Por Diego Gomes
Finalizando a série de 10 curiosidades automotivas, iniciada na coluna da semana passada, hoje abordaremos outros pontos interessantes relacionados a importantes componentes dos veículos. Assim como as destacadas na primeira parte da seleção, algumas das curiosidades a seguir também são dicas preciosas para você cuidar melhor do seu carro e evitar mexer no bolso, sem necessidade.
6 – Motores atuais
Conforme o passar do tempo, formato e posição dos motores foram sofrendo alterações. A partir do final do século 20 os carros fabricados no Brasil passaram a rodar com motores transversais, ou seja, perpendiculares, em vez de longitudinais, como eram antes. Com isso, houve um melhor aproveitamento de espaço na parte dianteira e também melhorou a distribuição de peso.
7 – Os benefícios do tanque de plástico
Você já teve curiosidade de saber porque o tanque do seu carro é feito de plástico? Então, nesse sentido, os motivos são diversos. O plástico, além de oferecer mais leveza ao compartimento, também é anticorrosivo. Por isso, em caso de acidente, o material é imune a rompimentos ou geração de faíscas.
8 – Faróis de policarbonato
Dirigir com segurança é um aspecto imprescindível. A oitava curiosidade dessa seleção, traz um fato bem interessante: feitos de policarbonato, os faróis mais modernos oferecem menos riscos de ferimentos em casos de atropelamento. Isso ocorre, porque o material evita cortes e lesões mais sérias em pessoas vítimas desse tipo de acidente.
9 – É importante movimentar carro pouco usado
“Pneu quadrado”: você já ouviu essa expressão? O termo pode até parecer estranho, mas é o que acontece com o pneu de um carro que fica muito tempo parado. Nesse caso, o peso do veículo acaba deformando o pneu. Então, se você não usa muito o seu carro, o interessante é movimentá-lo pelo menos a cada 15 dias, para que a área de contato do pneu com o chão mude de posição.
10 – Até a boca, não!
Por fim, e não menos importante, nossa última curiosidade automotiva também é desconhecida por muitos: a desnecessidade de encher o tanque até a boca. Abastecer acima do limite marcado pelo clique da bomba do posto, pode danificar o cânister, o filtro de carvão responsável por absorver os vapores de combustível formados no tanque, e devolvê-los ao motor do veículo. Pois é, o universo automotivo é mesmo cheio de pontos bem curiosos.
Diego Gomes, o DG, é mecânico de formação e proprietário da MD Mecânica Automotiva.
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