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Quatro Rodas com DG Por Diego Gomes


Seu carro está falhando? Sujeira no bico injetor pode ser uma das causas

É muito comum o cliente “pré-diagnosticar” o que está fazendo seu carro falhar. “Preciso fazer a limpeza dos bicos injetores”, diz a maioria, quando chega na oficina, como se essa fosse a única causa desse tipo de problema. Não necessariamente. Os veículos falham, também, por outros fatores. Porém, hoje, vamos falar especificamente sobre os bicos injetores e sua função.

Dispositivo automotivo de alta precisão, o bico injeta o combustível, a fim de gerar a energia necessária para o carro andar. Porém, o motor precisa receber a quantidade certa de combustível, para que a combustão gerada garanta bom desempenho, economia e menor emissão de gases poluentes. Para isso, a mistura do combustível com o ar deve ser a mais homogênea possível, justamente porque a gasolina ou o etanol são pulverizados na câmara de combustão, dentro do motor, por esse dispositivo.

Por tratar-se de itens muito pequenos, os bicos injetores podem ser obstruídos por partículas minúsculas, o que compromete a precisão dos dispositivos. Em tese, é considerado uma peça autolimpante. A questão, porém, é que não há como assegurar, precisamente, a qualidade do combustível utilizado, nem a higienização das bombas e pistolas usadas nos postos de abastecimento. Aí, eventualmente, alguma sujeira pode, ao longo do tempo, acabar se acumulando nos bicos injetores.

Os principais indícios do problema são: marcha lenta irregular; perda de potência (principalmente em arrancadas); falhas (ou imprecisão) na aceleração; aumento aparente no consumo de combustível; e alerta no painel (luz da injeção acesa).


Na oficina, são realizados testes no veículo, que apontam o mau funcionamento dos bicos e identificam a raiz do problema. Na maior parte das vezes, o quadro se dá pelo uso frequente de combustível de má qualidade. Mas outros fatores, como o alto consumo de óleo, também podem estar relacionados.


Como evitar problemas nesta peça? Troque periodicamente o filtro de combustível, pois este é o maior responsável por impedir que impurezas obstruam o bico injetor. O recomendável é a verificação desse dispositivo a cada 30.000 km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro.

Diego Gomes (DG) é mecânico de formação e proprietário da MD Mecânica Automotiva.
Instagram: @diego.gomes.dg.10 – Facebook: Diego Gomes