Qual a função do catalizador e por que essa peça é tão procurada por ladrões?
Você já deve ter ouvido falar ou conhecido alguém que teve o catalizador do carro furtado. Por exemplo, a pessoa vai à farmácia, estaciona na rua, volta para ir embora, e ao dar partida no veículo, percebe um grande barulho no escapamento. Isso significa que a peça foi surrupiada. Por isso, vamos entender a função do catalizador e o porquê ele enche os olhos de criminosos.
A função desse equipamento é neutralizar os gases poluentes e transformá-los em compostos seguros para serem liberados na atmosfera durante o uso do carro – não prejudicando o ar que respiramos. Geralmente, o catalizador está posicionado próximo ao tubo de saída do motor. Com isso, ele consegue aproveitar a temperatura da combustão da unidade para o próprio funcionamento.
Usado em veículos com motor de ignição por centelha, o catalisador 3-vias é composto de uma matriz cerâmica a base de silício, alumínio e magnésio, repleta de pequenos canais por onde os gases fluem, saindo do motor em direção ao tubo de escapamento. E é justamente essa matriz cerâmica que atrai o interesse dos bandidos, por ser revestida com metais nobres e raros como platina, paládio e ródio, que custam muito caro no mercado legal. Por isso, eles furtam os catalizadores, retiram esses metais e vendem no mercado paralelo, deixando muita gente no prejuízo.
Como sei se o catalisador do meu carro está com defeito? Caso o seu veículo tenha sido fabricado a partir de 2010, eventual problema no equipamento é facilmente detectado através da luz de advertência que se acende no painel. Já donos de automóveis fabricados em anos anteriores, precisam prestar muita atenção nos principais sinais de que algo de errado está acontecendo com o catalisador. São eles: aumento de consumo de combustível, aumento na rotação do motor, quando se está na marcha lenta, e lentidão ao pisar no acelerador.
Para cuidar bem do catalisador, é importante o motorista abastecer seu veículo em um posto de confiança, evitando que o tanque receba gasolina ou etanol adulterados. Combustível sem procedência pode ter chumbo misturado, o que aumenta as chances de o catalizador entupir ou até mesmo estragar por completo, fazendo com que trocá-lo seja inevitável.
Diego Gomes (DG) é mecânico de formação e proprietário da MD Mecânica Automotiva.
Instagram: @diego.gomes.dg.10 – Facebook: Diego Gomes