Curiosidades sobre carros em duas partes
Se você curte o universo automotivo, nesta e na próxima edição da coluna, vamos destacar uma série de 10 curiosidades sobre carros que muita gente desconhece. Inclusive, algumas delas são verdadeiras dicas que podem ser aplicadas no dia a dia, gerando benefícios para você e o seu veículo. Então, vamos às cinco primeiras!
1 – Abasteça pela manhã
Isso vai te ajudar a economizar, pois, inicialmente, faz você colocar mais gasolina no tanque. Pode parecer estranho, porém, a física explica. Assim como faz com objetos, o calor também provoca a dilatação natural do combustível. Então, como a temperatura é mais fresca no início do dia, você acaba tendo um pouco mais de produto no tanque.
2 – O combustível tem vários papéis no tanque
É papel do combustível, por exemplo, resfriar a própria bomba elétrica. Portanto, nada de deixar o tanque quase vazio, pois isso pode ocasionar o superaquecimento da bomba, que é uma peça vital para o bom funcionamento do automóvel. Sabia disso?
3 – Cores escuras esquentam mais
Muito provavelmente, você já ouviu sua mãe dizer que vestir roupa preta em dia de sol atrai mais calor, não é mesmo? Pois é, isso se aplica também à cor dos carros. Em períodos de altas temperaturas, os veículos dessa cor tendem a ser mais quentes, porque as cores escuras absorvem mais luz e, consequentemente, mais energia derivada da radiação solar. Logo, você usa mais o ar condicionado do carro e o consumo de gasolina aumenta.
4 – Carrocerias mais flexíveis
Outro fato curioso sobre carros que merece a sua atenção, motorista. Ao contrário do que muitos acreditam, quanto mais flexível for a carroceria do carro, maior a sua capacidade de absorver a energia proveniente de uma colisão. Ou seja, faz com que os passageiros sintam menos o impacto, pois a energia é dissipada na própria carroceria.
5 – Os leves são mais seguros
Isso ocorre porque eles têm menos massa, o que torna menor a retenção de energia caso aconteça um impacto. Os modelos de 50 anos atrás eram bem mais pesados, pois tinham muito mais aço. Já os atuais são fabricados com aços de vários tipos (além de algumas peças plásticas). Em áreas mais sensíveis como, por exemplo, colunas de portas, são usados aços mais resistente, e em outras materiais mais leves.
Diego Gomes, o DG, é mecânico de formação e proprietário da MD Mecânica Automotiva.
Instagram: @diego.gomes.dg.10 – Facebook: Diego Gomes