Ao longo de todo o mês de julho, uma vez por semana, equipes do Núcleo de Educação em Saúde (NUESA), da Secretaria de Saúde de Cosmópolis, estarão em pontos estratégicos da cidade para conversar com a população sobre a importância do uso das máscaras para proteger-se do novo coronavírus (Sars-CoV-2).
O movimento teve início nesta segunda-feira, 29, na avenida Ester, no centro da cidade. Munidos de faixas e de máscaras para crianças, jovens e adultos, os profissionais do Nuesa conversaram com os transeuntes, explicaram sobre a importância do uso das máscaras e distribuíram uma boa quantidade delas para quem estava sem.
“Neste período de pandemia é fundamental que as pessoas se protejam e ao fazerem isso protejam-se a si, mas também aos outros. No momento não há outra alternativa senão o uso das máscaras e os cuidados com a higienização conforme orientações dos órgãos de saúde”, disse a coordenadora do NUESA, Erica Ferrazzoli Devienne.
Ainda segundo a coordenadora, houve intensa mobilização de diversos voluntários na confecção das máscaras, embora o objetivo das atividades tenha o seu foco principal na orientação e conscientização. “Estamos discutindo várias propostas e ideias que nos chegam. A população quer participar desse movimento ativamente, o que é muito bom e fortalece a atividade educativa, razão de ser do NUESA”, comemora.
Voluntários do Programa de Apoio à Redução do Tabagismo (PART) do NUESA também se colocaram à disposição para ajudar e efetivamente fizeram máscaras que compõem o kit que as equipes do Núcleo levam para as ruas. “Os pacientes do PART estavam meio angustiados, embora o NUESA tenha organizado os teleatendimentos. A participação deles na confecção das máscaras teve uma dimensão terapêutica”, explica Erica Devienne.
A Secretária de Saúde, Valéria Almeida, que acompanhou o primeiro dia da campanha disse ressaltou a importância da utilização regular das máscaras. Segundo a secretária, o número de casos positivos, em Cosmópolis, subiu muito nos últimos dias e tem sido um objeto de preocupação da Secretaria e da Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus.