Diante da notícia que um funcionário testou positivo para COVID-19, o presidente da Câmara Municipal de Cosmópolis, Elcio Amâncio, solicitou à Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria de Saúde, uma desinfecção em todas as dependências da Câmara. Em todas as dependências menos no gabinete do vereador Hiroshi que não autorizou a entrada dos profissionais que faziam a desinfecção em seu gabinete.
Segundo o presidente da Câmara, em entrevista para um canal de notícias em uma rede social, o assessor foi diagnosticado com a COVID-19 dias depois que a mesa diretora havia aprovado o Ato da Mesa nº 23/2020, que determina o trabalho home-office para assessores parlamentares da Câmara Municipal, como uma medida para minimizar os impactos da pandemia do Coronavírus.
Contudo, e para estranheza de alguns, o vereador Humberto Hiroshi não assinou, se posicionando contrário à medida sanitária adotada pela mesa diretora. Populares que frequentam espaços próximos da Câmara Municipal relatam que frequentemente o vereador é visto em frente da Câmara Municipal sem máscaras.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) alerta que o cuidado, quando se usa as máscaras, é pessoal, mas os benefícios da utilização do equipamento são coletivos: ao usar a máscara, além de se proteger contra o vírus que pode estar circulando à sua volta, a pessoa impede a transmissão da Covid-19 aos demais, caso esteja com a doença e ainda não saiba