Eu já tinha desencanado dessa história de coluna. Há cerca de sete anos, assumi um texto assim, mas como a autonomia era limitada, resolvi abandonar. Isso foi em Cosmópolis, onde comecei meu trabalho com reportagem há dez anos. Desse tempo, estou há seis em Paulínia, onde moro há cinco anos. O trabalho me trouxe pra cá e resolvi ficar. Fiz amigos, fixei residência e gosto muito de fazer parte da imprensa paulinense, uma sobrevivente do dia a dia.
Enfim, a convite das minhas colegas de trabalho aqui no Jornal Tribuna, Leka e Lia – que agora assumem este portal -, retomar este projeto é um desafio e tanto. Escrever uma reportagem, com foco na notícia, considerando só o que é informação e reflexo para a comunidade é bem diferente de desenvolver um texto com pretensões bem mais audaciosas, ou seja, cativar o público a acompanhar – concordando ou não – com os pensamentos e expressões de quem a escreve. Mas, vamos lá!
A coluna ‘Visto&Anotado’ tem a pretensão de participar do cenário local, considerando o contexto histórico de Paulínia e as ações que vêm agregando a ele. De modo bastante popular e lúdico, a ideia é criar um vínculo entre o passado e o presente, retratar personagens, fazer entrevistas, conhecer lugares e pessoas que nem sempre viram notícia, mas que fazem parte da construção da identidade paulinense.
Para colocar este projeto em prática, não penso que seja possível fazê-lo sozinha. Por isso, peço gentilmente, que os leitores façam parte. Enviem sugestões de temas, apontem personagens, pautem as entrevistas. Vamos trabalhar juntos na criação deste novo e bem intencionado espaço.
Na semana que vem, a gente conversa mais, de verdade!
Michele Carneiro é repórter há dez anos. Está em Paulínia desde 2003, onde atua em todos os setores de redação e diagramação. Como defensora do diploma para a prática do Jornalismo, está no terceiro período do curso.