Início Colunas Violência nas escolas. De quem é a culpa?

Violência nas escolas. De quem é a culpa?

Episódios de pânico e medo estiveram estampados nas mídias nas últimas semanas. Ataques brutais à crianças e professores viraram destaques em toda rede de comunicação e agora mais recente esse caos foi levado às notícias de que um dia seria dedicado a ataques orquestrados entre grupos para atingir o ambiente escolar e a todos que lá estivessem.

Duas reflexões importantes devem ser pensadas com muito cuidado nesse momento: a escola deve ser um espaço seguro para todos e ela reflete todos os pensamentos e valores que temos como sociedade.

Para construção de um espaço que seja seguro para todos primeiramente devemos pensar quem são esses “todos”.

Provavelmente você tem recordações de quando estava na escola e como o ambiente escolar privilegiava algumas pessoas e excluía outras. Todos aqueles que eram considerados “diferentes” eram tratados com diferença e por muitas vezes sofriam incontáveis violências e exclusão.

Faço agora um paralelo em como a sociedade cuida daqueles que são considerados “diferentes” ou até mesmo como cuidamos das pessoas feridas.

É preciso um trabalho coletivo para tratar uma sociedade que está doente. A escola é um reflexo de todo caos e descaso com o próximo.

As crianças estão feridas, os professores estão feridos, a família está ferida, a sociedade está ferida, eu estou ferido e precisamos que você admita que também está.

Partindo deste pensamento podemos nos esforçar em buscar uma solução coletiva onde todos podem fazer parte da solução.

É covardia colocar sobre a escola, sobre a família, ou sobre a própria criança a responsabilidade por todo esse caos. E a partir dessa reflexão eu lhe pergunto: você tem responsabilidade sobre toda essa caos? Se você respondeu que sim bem vindo ao clube. Vamos juntos tentar construir uma sociedade melhor. Se você respondeu que não, a quem você atribui a culpa?

Como esse texto toca você?

André Luís de Oliveira

Pai da Giulia, Coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Paulínia Racing e Conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

@profandreoliveira