Início Colunas Bronquiolite e a importância da Fisioterapia

Bronquiolite e a importância da Fisioterapia

Por BRUNA SILVA DE MORAIS
Fisioterapeuta CREFITO 252184-F

A bronquiolite é uma infecção nos bronquíolos, geralmente causado pelo vírus sincicial respiratório (VSR), principalmente crianças até os 2 anos de idade, há um excesso de secreção nas vias aéreas da criança, dificultando a troca gasosa e podendo levar a queda de SPo2 (saturação de oxigênio no sangue). Tornando-se uma das principais causas de internação entre crianças pequenas.
A bronquiolite, pode provocar desidratação, insuficiência respiratória e evoluir para pneumonia.
Sinais e sintomas
– Sibilos (chiado)
– Aumento da Frequencia Respiratória
– Obstrução Nasal
– Tosse, sobretudo na hora de dormir
– Febre
– Vômito

  • Desconforto respiratório
    A fisioterapia respiratória atua diretamente na Higiene Brônquica, expansão pulmonar e higiene nasal. Melhorando assim a qualidade de vida da criança acometida pela bronquiolite.
    A obstrução nasal (nariz entupido) nas crianças pode ser a principal causa do desconforto respiratório nos bebes pois eles “não sabem” respirar pela boca, deixando-os cansados. Então a higiene nasal é uma conduta importante tomada pelo Fisioterapeuta e que pode ser ensinada a família e deve ser realizada.
    Quando seu bebê apresentar sintomas como tosse, nariz entupido, respiração oral, o fisioterapeuta pode ser procurado para avaliação, sem necessidade de encaminhamento médico. Se os sintomas piorarem, como apresentar febre, o médico também deve ser procurado.

@conceptsaudeebemestar
(19) 3244-9358
(19)99479-4350 WhatsApp
www.conceptsaudeebemestar.com.br
Avenida Fausto Pietrobom, 772, térreo, Jardim Planalto- PAULINIA/SP