Início Colunas Estrias o que são? Dra. Luana Queiroz Ferreira

Estrias o que são? Dra. Luana Queiroz Ferreira

Estrias são lesões semelhantes às cicatrizes, que ocorrem por distensão da derme, levando à ruptura de fibras elásticas e colágenas que sustentam e dão elasticidade à pele. São mais frequentes entre mulheres, mas podem se manifestar também em homens. Seu surgimento é mais comum na adolescência, na gravidez e em fases de rápido ganho de peso.

As estrias também podem surgir devido a doenças pouco comuns, como síndrome de Cushing, síndrome de Marfan e síndrome de Ehlers-Danlos. Alguns medicamentos, como os corticoides, podem causar estrias como efeito colateral. Quando causadas por corticoides, as estrias são geralmente maiores, mais largas e ocorrem em maior quantidade. Tanto corticoides utilizados por via oral quanto os utilizados topicamente podem causar estrias, quando utilizados em altas doses ou em excesso. Por isso, o uso de corticoides tópicos, principalmente os mais potentes, não devem ser utilizados por longos períodos sem pausas.
Como se manifestam?

São lesões lineares, geralmente múltiplas, com extensão variável, e podem aparecer principalmente nas mamas, nádegas, abdômen, coxas e dorso. Logo que surgem, as estrias são rosadas, arroxeadas ou cor da pele, deprimidas ou discretamente elevadas. Na fase tardia, são brancas com espessura e largura variáveis, com um leve enrugamento devido ao surgimento de atrofia epidérmica.
Existem vários tratamentos como: medicamentos tópicos , subcisão , microagulhamento , peeling químico , laser
Procure um dermatologista para traçar seu plano de tratamento.

Dra. Luana Queiroz Ferreira, médica formada pela UGF, pós-graduada em Dermatologia pela ISMD, pós-graduando em Tricologia e implante capilar pela BWS, ganhadora do prêmio TOP OF MIND BRASIL 2020

Artigo anteriorHora de qualificar – Sami Goldstein
Próximo artigoBronquiolite e a importância da Fisioterapia