Cuidado: nem tudo que se propaga na internet sobre carros é verdade
Que a internet é uma poderosa ferramenta de pesquisa sobre qualquer assunto, isso é inquestionável. Entretanto, muitos dos “mitos”, inclusive sobre carros, que antes eram espalhados no boca a boca, hoje, são propagados em minutos para milhões de pessoas. Por isso, antes de seguir qualquer “receita” virtual sobre como cuidar melhor do seu veículo ou entender e querer resolver alguma problema que ele apresente, não deixe de consultar um profissional, o único capaz de garantir que o funcionamento do carro não seja prejudicado.
Na coluna de hoje, vamos desmistificar cinco dos muitos mitos sobre automóveis que muitas pessoas continuam acreditando, só porque leram na internet.
Em tempo de frio, o motor precisa ser aquecido.
Essa prática caiu em desuso nos modelos de automóveis mais novos devido à injeção eletrônica. Graças a ela e à maior eficiência das atuais bombas de óleo e combustível, a lubrificação do sistema e a dosagem da mistura de ar e combustível já estão programadas automaticamente para a próxima partida. Atualmente, o motor deve ser aquecido com o carro em movimento.
Descer ladeiras no ponto morto, a chamada banguela, economiza combustível.
Esse mito é velho. Nos carros com injeção eletrônica o sistema identifica que não precisa injetar combustível e interrompe o fluxo vindo do tanque. Além disso, é questão de segurança usar o freio motor nas descidas. Portanto, nunca use a banguela.
Misturar gasolina e álcool no carro flex faz o combustível render mais.
Os flex estão preparados para ter o mesmo rendimento com álcool ou gasolina e com qualquer mistura entre os dois combustíveis. Não existe a história de fazer contas para colocar um percentual de álcool e outro de gasolina.
Ar-condicionado ligado gasta o gás do sistema.
Não é verdade. Aliás, o gás do sistema não precisa ser completado ou reposto se tudo estiver em dia. Ele só vazará em caso de defeito.
Passar em lombadas com as rodas com as rodas na diagonal é melhor.
Mais um mito. As suspensões dos carros modernos estão preparadas para as lombadas, portanto, o melhor é atravessá-las com o carro reto em baixa velocidade, para ter menos torção no monobloco e não sobrecarregar os amortecedores.
Diego Gomes, o DG, é mecânico de formação e proprietário da MD Mecânica Automotiva. Instagram: @diego.gomes.dg.10 – Facebook: Diego Gomes