Posso colocar água de torneira no radiador?
Essa é uma das perguntas mais frequentes que recebo, diariamente, na MD Mecânica Automotiva. A resposta é NÃO. Mas por quê?
Porque a água de torneira pode conter cloro, flúor e cálcio, sais minerais que se acumulam em certas regiões do motor do seu carro, acelerando o processo de oxidação e desgaste de partes metálicas e mangueiras. O cloro, por exemplo, pode reagir com o alumínio das peças. Por isso, a recomendação é jamais usá-la para completar o reservatório do veículo.
Outro problema quando se adiciona apenas água é a perda da eficiência da mistura, que pode evaporar e derrubar rapidamente o nível do liquido de resfriamento do veículo, prejudicando as características de proteção do motor e das mangueiras. Trocando em miúdos, se o nível do líquido de arrefecimento está baixo e, mesmo assim, o motorista segue rodando as consequências são: superaquecimento do motor ou até mesmo a danificação da junta do cabeçote. Aí, fazer uma retifica ou trocar a peça danificada são providências e gastos inevitáveis.
Minha dica é que você siga o manual do fabricante e utilize no radiador apenas produtos de origem confiável, compostos por água desmineralizada – que evita a corrosão de peças metálicas e incrustações causadoras de entupimentos que elevam a temperatura do veículo – e aditivo à base de etileno glicol – que impede a evaporação da água. Ou seja, eles são próprios para assegurar a vida útil do motor do seu carro.
Mas muita atenção na hora de comprar. Há diversos produtos sendo vendidos no mercado que, na verdade, são somente água com corante e componentes que podem danificar “o coração do veículo”. Por último, destaco que algumas montadoras estão trabalhando com o “long life”, um tipo de fluido para radiador que não precisa ser trocado, exceto em caso de vazamento ou contaminação do sistema. Por outro lado, outras recomendam que o líquido de arrefecimento seja trocado conforme a quilometragem do carro (entre 30.000km e 40.000km), sempre por produtos homologados.
Diego Gomes (DG) é mecânico de formação e proprietário da MD Mecânica Automotiva.
Instagram: @diego.gomes.dg.10 – Facebook: Diego Gomes